top of page
  • White YouTube Icon
  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon

Criatividade: uma habilidade para resolver problemas


Ser criativo quando as coisas não vão bem, qual o segredo?

Criatividade não é um dom, e sim uma habilidade a ser despertada e acima de tudo, praticada.

Quando despertamos nosso potencial criativo, enxergamos o que ninguém vê. Expandimos um olhar para além do que está à frente de nossos olhos. Ser criativo pode nos ajudar a resolver problemas, tornando-os mais simples do que pensamos.

Esta afirmação é baseada em inúmeros estudos e pesquisas universitárias, baseadas na relação da criatividade, com a arte de solucionar problemas.

Segundo Jeremy Dean, pesquisador da University College London, a criatividade pode auxiliar na resolução dos problemas mais facilmente das seguintes formas:

- Utilizar a técnica do “E se”

Imaginar como as coisas estariam, caso algo diferente tivesse acontecido ou deixado de acontecer, ajuda a estimular a criatividade. Ou seja, analisar a situação por diversos ângulos e probabilidades – brincar com as possibilidades do famoso “e se” dobra a capacidade de lidar com o problema.

- Quebre o padrão - Lide com mais de um problema de uma vez

Lidar com dois problemas ao mesmo tempo é mais efetivo do que tentar resolver um só. Isso acontece, porque as pessoas resolvem problemas de forma analógica...usam fórmulas de algo parecido com outras experiências anteriores, tentando assumir o mesmo padrão de solução.

Ao se debater com duas situações, ocorre uma quebra de padrão, estimulando assim novas ideias. Ser criativo é pensar em novas ideias a todo momento para cada situação e para cada problema.

- Descreva seu problema e substitua os verbos

Descreva seus problemas detalhadamente em palavras. Releia o texto e troque os verbos por outros mais genéricos.

Este expediente melhora em 100% a performance na solução de um problema, pois tratar em termos genéricos ajuda a mente a pesquisar uma solução.

Os verbos genéricos, são verbos mais abrangentes e extremamente funcionais, exemplo: dar, fazer, ser, ter...

- Discuta, combata, brigue – saia da zona de conforto

Evitar falar no problema não ajuda. Evitar o confronto é prejudicial.

A criatividade pode ser favorecida pelo conflito. Quando discutimos sobre um problema, expressamos nosso sentimento interno e desabafamos sobre toda dificuldade gerada pela situação. Isso abre a visão e fomenta o controle do estresse e elenca objetivos de ação focada nas possíveis soluções.

- Ação e prática

Incubar novas ideias, sem coloca-las em prática é prejudicial.

É natural, às vezes, ao se discutir o problema, brigar, gritar...encontrar possibilidades, mas não colocá-las em prática. A criatividade pode ser útil também na prática.

A motivação da ação é impulsionada pela criatividade!

Sendo assim, manter a calma em situações problemática é fundamental.

Aplicar a curiosidade e questionar os “pra-quês” acaba gerando soluções inovadoras. Limpe sua mente, medite...e pense mais claramente.

Um dos fatores mais criativos é experimentar soluções que nunca foram utilizadas. Quebrar um hábito ou rotina desperta a criatividade.

Pessoas bem sucedidas, quando na resolução de seus problemas, não tem medo de ousar. Por não temerem a instabilidade, criam muitas tentativas antes de achar a solução final.

Não pense duas vezes, antes de buscar sempre uma nova solução!

Inove. Crie!


 
 
 

Comments


bottom of page