Se pudéssemos unir tudo que há de bom em uma só metodologia? Seria o Coaching Kids a pedagogia da Evolução?

Centenas de psicólogos, de psiquiatras, de sociólogos e de pensadores no mundo, estão perfeitamente de acordo, com o fato de que estamos diante de uma nova geração de crianças.
Trata-se de uma geração que vem arrebentando padrões e ensejando uma pedagogia do futuro, que ansiosamente, resgate o passado, com métodos pedagógicos baseados no amor: Comenius (séc.XVII), Rousseau e Pestalozzi (séc. XVIII), Montessori (séc. XIX), e tantos outros, para assim, darem inicio a uma nova era. Princípios clássicos para uma nova geração que está perdida.
A Pedagogia de Comenius
Seu ideal pedagógico era movido pelo preceito "Ensinar tudo a todos", o qual resumia as bases e as normas que regem o Homem no seu desempenho na esfera terrena, como criador de sua trajetória. Este educador tinha como principal meta trazer o ser para perto do Criador, transformando os homens em indivíduos exemplares, dotados do poder de exercitar suas virtudes potenciais, que devem irradiar na direção de todos, independente do status econômico, de gênero ou de condições físicas e mentais. Para ele, a didática podia ser definida como a prática de educar e também enquanto ofício de ensinar.
A Pedagogia do Desenvolvimento Moral de Pestalozzi
"A vida educa. Mas a vida que educa não é uma questão de palavras,
e sim de ação. É atividade."
Johann Heinrich Pestalozzi
Foi um pedagogista suíço e educador pioneiro da reforma educacional. Desenvolveu a teoria dos três estados de desenvolvimento moral para promover a evolução humana.
De acordo com Pestalozzi, os estados de desenvolvimento moral se dividem em: Estado Natural, Estado Social e Estado Moral (assunto para um novo post).
A pedagogia de Jean-Jacques Rousseau
Possuía como essência a crença de que o Homem é bom naturalmente, embora esteja sempre sob o jugo da vida em sociedade, a qual o predispõe à depravação.
Para ele o homem e o cidadão são condições paradoxais na natureza humana, pois é o reflexo das incoerências que se instauram na relação do ser humano com o grupo social, que inevitavelmente o corrompe.
É assim que o Homem, para Rousseau, se transforma em uma criatura má, a qual só pensa em prejudicar as outras pessoas. Por esta razão o filósofo idealiza o homem em estado selvagem, pois primitivamente ele é generoso. Um dos equívocos cometidos pela sociedade é a prática da desigualdade, seja a individual, seja a provocada pelo próprio contexto social.
O Método Montessori
É o resultado de pesquisas científicas e empíricas desenvolvidos pela médica e pedagoga Maria Montessori. É caracterizado por uma ênfase na autonomia, liberdade com limites e respeito pelo desenvolvimento natural das habilidades físicas, sociais e psicológicas da criança.
De acordo com sua criadora, o ponto mais importante do método é, não tanto seu material ou sua prática, mas a possibilidade criada pela utilização deste, de se libertar a verdadeira natureza do indivíduo, para que esta possa ser observada, compreendida, e para que a educação se desenvolva com base na evolução da criança. A criança é o centro do método montessoriano e o professor tem o papel de acompanhador do processo de aprendizado. Ele guia, aconselha, mas não dita e nem impõe o que vai ser aprendido pela criança.
Parece retrógrado para você? Ou devemos questionar métodos atuais disfarçados de progresso, porém involutivos?