A linguagem que as crianças aprendem com a imaginação. Essa é uma receitinha básica para espantar os pequenos monstrinhos dos nossos filhos!
O Medo infantil
Embora seja normal as crianças pequenas sentirem receio perante certas situações (ruídos fortes, pessoas estranhas, início da escola), em algumas ocasiões estes medos convertem-se em fobias que impedem o seu desenvolvimento psicológico normal. Felizmente estes medos irracionais são fáceis de tratar e são naturais.
Quase todas as crianças, na sua evolução psicológica normal, atravessam uma série de etapas nas quais sentem medo perante determinadas situações ou objetos. Existem medos universais presentes no desenvolvimento normal de todas as crianças que tal como aparecem, também desaparecem espontaneamente à medida que a criança vai adquirindo experiência no que diz respeito a eles.
- Nos primeiros meses de vida o bebê sente medo perante ruídos fortes e inesperados.
- Por volta dos 6 meses sente medo perante movimentos repentinos.
- Até aos 8 meses tem medo de pessoas e situações estranhas.
- Por volta dos 4 anos tem medo do escuro, de estar sozinho, de seres imaginários, de animais, de elementos da natureza, etc.
- Até aos 8 anos tem medos mais existenciais …
De todas as formas, embora esse medo seja próprio da idade, não deve ignorar-se nem ridicularizar-se. Tão pouco deve superproteger a criança, pois isso levaria a pensar que de fato existe um perigo real.
Os medos mais frequentes nas crianças são:
- Medo de Monstro;
- Medo dos animais: tanto dos maiores (cães) como dos mais pequenos (insetos).
- Medo do escuro.
- Medos dos médicos ou dos dentistas (incluindo o medo das injeções).
- Medo de dormirem sozinhas. Medo de perderem os pais.
Para trabalhar o medo dos monstrinhos, vamos abusar da imaginação infantil? Vamos montar um spray anti-monstros? Vamos precisar de:
Materiais:
- um recipiente borrifador
- purpurina, glitter, lantejoulas e estrelinhas, o que mais você tiver que traga "luz" pra aniquilar o medo
- uma essência de lavanda, alfazema ou qualquer coisa que acalme, pode até ser um pouco da colônia suave do seu filho... - papéis e canetas coloridas pra confeccionar os rótulos
Encha o recipiente de água e vá acrescentando os ingredientes.
Enquanto faz isso, incentive a criança a falar do medo, diga como você imagina que o monstro vai reagir a tanta molécula-acalmadoras-de amor!
Lembre-se: pode inventar e colocar o que quiser, mas não ponha nada com cor, já que a criança vai borrifar a poção pela casa!
Depois pegue pedaços de papel colorido e desenhe os rótulos. Peça para a criança desenhar o monstro que ela imagina!
Agora é só usar e aguardar os resultados!
Solbraga
Master Coaching -Pedagoga - Psicologa Clínica - Psicoterapeuta
coach@solbraga.com