Coaching Kids - Brincando no escuro
- by Solbraga Coach
- 6 de abr. de 2018
- 2 min de leitura
Medo do Escuro
O medo do escuro é comum na infância e começa a aparecer por volta dos 3 anos e desaparece, em geral, aos 7.
O temor ocorre porque nessa idade as crianças têm a imaginação bastante aflorada e não conseguem distinguir a realidade da fantasia. Os temores podem vir após ler uma notícia, fazer um desenho, ouvir um conto de fadas, jogar um vídeo game e até um papo de adulto.
No escuro, a criança fica mais propensa a imaginar possíveis perigos como, por exemplo, monstros nas sombras, vampiros voando sobre a cama e lobisomens na janela do quarto.
O medo faz parte do desenvolvimento emocional do ser humano. É a reação de proteção que o organismo tem ao acreditar que algo possa lhe fazer mal. É por isso que, na hora de dormir, quando os pais não estão por perto e as luzes apagadas, esse sentimento aflora.
Sugiro algumas brincadeiras que ajudaram a lidar com o medo do escuro de maneira natural:
Brincadeira com tinta que brilha no escuro

(brincadeira com tinta que brilha no escuro)
Brincar no escuro desmistifica a escuridão como tal e a criança se familiariza com a ausência de luz. Essa atividade permite a criança desfrutar com as brincadeiras como as sombras dos dedos na parede, a busca de coisas escondidas ou com adivinhações sobre o que está tocando e não se vê. Inventar segredos para acabar com os monstros também ajuda a criança a dominar o medo do escuro.
Esconde esconde no escuro

Pote de Estrelas - Te dou todas as Estrelas do céu.
As crianças estão perdendo a sua capacidade de contemplação. Contemplar a noite e os elementos que fazem parte dela, podem auxiliar no processo de medo do escuro. Contemple as estrelas com seu filho!
Dica: visite um observatório astronômico com seu filho e numa noite bem estrelada contemple as estrelas.

Commentaires