Conhecida como a primeira forma de yoga já praticada, a Kundalini Yoga é uma ciência milenar que tem como objetivo despertar da kundalini, energia latente que está na nossa coluna vertebral e que percorre o caminho ascendente dos sete principais chakras.
Isso acontece devido à mistura e união do prana (energia cósmica) – força básica da vida, que está no ar que respiramos, no alimento ou na clorofila que comemos e que assimilamos sem qualquer esforço – com o apana (energia de eliminação) – força eliminatória cuja reserva é localizada nos chakras inferiores.
Quando o apan sobe, juntando-se à prana por meio de exercícios, respirações e bhandas, é gerada uma pressão que, ao produzir calor (energia), faz subir a Kundalini através dos chakras; ou seja, ao longo da coluna vertebral, por onde passa todo nosso sistema nervoso. Durante as práticas de Kundalini Yoga, as pessoas despertam a circulação desse potencial de energia Kundalini, restaurando e equilibrando todos os sistemas do organismo, além de promover um estado de consciência elevada.
Por esses motivos, também ficou conhecido como yoga da consciência, pois tem por objetivo despertar no ser humano seu potencial espiritual e criativo. A prática, que tem como símbolo uma serpente enrolada na base da coluna vertebral, possui técnicas dinâmicas, energizantes e objetivas. Entre os benefícios, podemos destacar que ela fortalece, alonga e relaxa a musculatura e todo o metabolismo. Além disso, auxilia no sistema respiratório, aumenta o nível de vitalidade física e psíquica, estimula a harmonia do sistema nervoso e glandular e propõe um profundo mergulho na meditação.