A Hipnose Ericksoniana é um método de hipnose indireta criada por Milton Erickson. Considerado como o pai da hipnoterapia, foi um psiquiatra e psicólogo americano.
Erickson descobriu que a sugestão indireta poderia resultar em uma mudança comportamental terapêutica. Ele preferiu conversar com clientes usando metáforas, contradições, símbolos e antídotos para influenciar seu comportamento, em vez de ordens diretas.
A mente inconsciente
Mesmo que o sujeito não esteja em transe profundo, Erickson achava que a mente inconsciente ainda podia estar ouvindo. Ele poderia fazer uma sugestão indireta de que, se o paciente percebesse ou não, resultaria em mudança terapêutica no paciente.
Erickson foi capaz de usar humor em suas conversas com os pacientes também.
Ao pegá-los de surpresa, ele foi capaz de abrir a mente inconsciente para a mudança. Isso se liga à sua técnica de confusão.
Hipnose Indireta x Direta
Hipnose Indireta ou Ericksoniana
A hipnose indireta é um método sutil e respeitoso que utiliza a linguagem corporal, histórias, metáforas e outras técnicas hipnóticas para melhorar os resultados dos pacientes.
Erickson defendeu a hipnose indireta como uma alternativa mais ética e eficaz para situações clínicas do que a hipnose direta.
Hipnose Direta ou Clássica
A hipnose direta diz explicitamente a um sujeito que entre em transe ou mude seu comportamento.
Embora a hipnose direta possa ser uma ferramenta poderosa, pode haver resistência a ela, e é mais conhecida como um método de auto-hipnose.
Por exemplo, com a hipnose direta, pode-se dizer: “Você vai adormecer agora“.
Por outro lado, com a hipnose indireta, um terapeuta poderia dizer: “Você pode querer fechar os olhos, se quiser relaxar“.
Até Erickson, o pensamento predominante era que a hipnose direta era a melhor maneira de fazer com que um sujeito entrasse em transe. Ele acreditava que não se pode forçar a mente inconsciente a mudar, mas metáforas, contradições, símbolos podem criar aberturas.
Commentaires