Flow
Faça sua vida Fluir...
CONSCIÊNCIA POSITIVA
Flua...
This is a great place to add a tagline.
Estamos na era da busca pela felicidade. Mais do que ter, as pessoas estão avidamente buscando seus motivos para serem mais felizes de uma forma plena, verdadeira e autêntica. Há uma busca interna de bem estar, auto-satisfação e plenitude...
O Coaching e a Psicologia Positiva podem ajudar a abrir os caminhos para conquistar um estado de felicidade mais duradouro e genuíno.
Vamos entender onde e como essas poderosas ciências surgiram:
Psicologia Positiva
A Ciência da Felicidade!
Assim como os pensamentos negativos podem ser aprendidos, os pensamentos positivos e otimistas também. Esta foi uma das descobertas de Martin Seligman que fundamentaram a Psicologia Positiva. Para ele, se a positividade poderia ser desenvolvida, todos os demais aspectos relacionados a ela também poderiam. Assim, estavam nascendo novos caminhos para o ser humano encontrar seu bem-estar e felicidade autêntica.
Na década de 1990, quando foi presidente da Associação Americana de Psicologia; Martin Seligman, depois de ter dedicado anos de sua carreira ao estudo das desordens mentais, com foco nos estados mentais e na depressão, passou a defender com fervor o reconhecimento e aplicação da Psicologia Positiva. Um dos marcos deste momento de transformação foi exatamente o lançamento do seu livro – Felicidade Autêntica, onde apresentou seus primeiros estudos e embasamentos sobre a ciência do bem-estar.
24 Forças Espirituais de Virtudes e Caráter
As 24 Forças de Caráter é um grande estudo desenvolvido pelos psicólogos Martin Seligman e Christofer Peterson – publicado em 2004.
Ambos acreditavam que temos a possibilidade de viver uma vida focada no que é positivo. E com esse raciocínio, eles decidiram entender qual é a melhor versão do ser humano.
A ciência da Felicidade identificou na história virtudes em comum das pessoas nas mais diversas religiões, tradições, filosofias e culturas, consideradas virtudes universais.
Durante 3 anos de projeto científico procuraram coincidências na Bíblia, no Alcorão, no Bushido (código samurai), nas culturas do Ocidente e do Oriente, nas filosofias de Platão e Aristóteles. Também leram sobre Santo Agostinho, Buda, Benjamin Franklin e diversos outros pensadores.
Deste modo, 6 virtudes de caráter foram identificadas em todo o planeta no decorrer de mais de 3.000 anos de história:
-
Sabedoria e Conhecimento
-
Coragem
-
Humanidade
-
Justiça
-
Temperança
-
Transcendência
As pessoas desenvolvem e alcançam tais virtudes através do exercício pleno de 24 forças de caráter.
-
Estas forças são os ‘caminhos’ para alcançar as virtudes.
-
As forças são valorizadas em quase todas as culturas do mundo.
-
Vale ressaltar que as forças de caráter não são definidas uma única vez e pronto. Conforme outras teorias científicas, elas estão sujeitas a mudanças dependendo da evolução do tema durante o tempo.